:: dica: para acompanhar a ordem original dos posts, leia de baixo para cima, a partir do final desta pagina (em baixo), volte subindo ::
Algumas imagens de estais:
Obs: As 3 imagens acima são uma cortesia (involuntária) da Protende. Passe o mouse sobre as 2 primeiras fotos para ver os nomes das obras
Ponte rodoviária Alamillo, de Santiago Calatrava para a exposição de 1992 em Sevilha na Andalucia (Espanha). Com um pilono assimétrico (tubo de aço revestido em concreto), inclinado 58º para trás (sem estaiamento traseiro), com 162m de altura, equilibrado pelos estais no tabuleiro de concreto aramado (vão de 270m).
Em náutica, os estais estão marcados com pequenos "e"s no desenho seguinte:
Mudando de estai para cavaco, lembrei de uma ponte pênsil recém inaugurada (Out2003) em Carneirinho (Triângulo Mineiro), na divisa com Mato Grosso do Sul. Saiu naquelas fotos do cabeçalho do jornal Estado de Minas, mas depois de um tempo o link estragou, então achei umas fotos da Agência Nacional. Tem estrutura de metal e tabuleiros de concreto sustentados por cabos de aço (662 metros de comprimento por 16 metros de largura).