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A artista americana Bathsheba Grossman explora pontes entre a arte e a matemática tridimensionais, entre o design e a engenharia dos materiais, entre a simetria e o inusitado... Segundo ela mesma: "...explora regiões... ...entre o zero e o infinito... ...a beleza sujeita à geometria". No seu site galeria/vitrine se pode apreciar e comprar suas obras em metal e em cristais impressos a laser em 3D. Também se pode encomendar seus serviços, seja em arquivos com esculturas digitais sob medida, para que cada um execute suas obras com quiser (jóias, filmes 3D, e até esculturas de gêlo), seja na execução tridimensional de arquivos digitais de terceiros (para visualização em 3D de estruturas complexas como proteínas, arranjos atômicos, DNA etc).
acima: à esquerda, o
Universal Clef um nó complexo com cerca de 8cm de comprimento, formado por uma única fita de ±1,20m entrelaçada em uma peça de aço-bronze, impressa pelo sistema prometal (ver link abaixo); e nas duas imagens da direita, o
Nexus, outra peça de fita única entrelaçada
acima: duas imagens e um modelamento em 3D rotacionado de
Ora, uma outra impressão metálica, que representa dois tetrahedro entrelaçados e torcidos
acima: à esquerda, uma peça de 10cm que consiste em quatro partes fundidas em estanho e sete bolas de mármore polido; em seguida, uma peça chamada
Quintron, desenvolvida a partir de
Ora, uma variação dodecaheral; em seguida a rotação de um cristal impresso a laser de
Ora acima: à esquerda um cristal impresso com sua base onde LEDs coloridos mudam de cor enquanto o cristal se rotaciona; em seguida um cristal impresso com a proteína
ferritinaAntipot; em seguida uma escultura em placas de aço pintado, chamada de
Ultraviolet Star.
Ela se define como uma escultora digital, combinando avançadas tecnologias de prototipagem com antigas técnicas da metalurgia, para criar abstrações geométricas tridimensionais. Uma ex-estudante de matemática aplicada, ela resolveu passar a criar por modelamento com a mão e os olhos, em vez de gerar formas com equações. Com os equipamentos de prototipagem rápida ela pôde realizar suas idéias mais revolucionárias: mandalas tridimensionais.
Os mais avançados equipamentos de prototipagem rápida, comandados por um computador, convertem projetos 3D em objetos concretos, construindo camadas uma de cada vez (geralmente injetando espumas poliméricas), em vez de escavando um bloco como acontecia com as primeiras máquinas de prototipagem. Assim cada peça esculpida requer um novo protótipo, já que não se pode fazer moldes, devido às intrincadas interconexões e complexidades geométricas exploradas por Bathsheba.
acima: foto da artista em seu estúdio