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Segundo Uana Guerzoni descobriu, o viaduto Sta Ifigênia foi a primeira dívida externa do Brasil, quitada apenas há uns 2 anos atrás (*). O Viaduto Sta. Ifigênia é um dos símbolos mais queridos da cidade de São Paulo. Sua obra foi executada entre 1911 e 1913, com projeto dos arquitetos italianos Giulio Michetti e Giuseppe Chiapori. O viaduto de metal tem 225 m de comprimento e foi encomendado na Bélgica, de onde as peças vinham prontas para serem montadas aqui, o que demorou três anos. Na construção das fundações, atuou o mestre-de-obras alemão Grundt. Os responsáveis alegavam que a cidade não dispunha de mão-de-obra especializada para garantir a execução de uma obra perfeita como essa, o que a tornou a mais cara executada na época, tanto que o município pela primeira vez aventurou-se a pedir um financiamento - 750 mil libras esterlinas - junto ao governo da Inglaterra. O objetivo era facilitar o trânsito dos carros e carruagens que enfrentavam a difícil ladeira da Avenida São João, além de melhorar o trânsito dos bondes que subiam a Rua São bento e a Rua XV de Novembro, e que contariam, a partir de então, com uma ligação mais eficiente entre os dois lados do Anhangabaú. Atualmente, o viaduto serve exclusivamente como área de passagem para pedestres. Seus gradis são um testemunho da belle époque, com destaque para o estilo art nouveau, embora já não sejam tão rebuscados. Em 1978, teve sua estrutura totalmente recuperada pela EMURB e uma escada metálica que dá acesso ao Vale do Anhangabaú foi acrescentada. Com estrutura pintada de ocre, arcos multicoloridos e uma iluminação noturna que destaca suas linhas, esta obra marca, ao lado do Viaduto do Chá, a paisagem do vale. Junto ao Viaduto está localizada a Igreja Santa Ifigênia (Basílica de N. S. da Conceição), uma das primeiras capelas da cidade. Ela começou a ser construída no início do século XIX, foi demolida e, em 1912, foi reinaugurada. Então ganhou uma inspiração gótica e painéis do pintor Benedito Calixto. José Oswald Nogueira de Andrade (pai do escritor) foi o responsável pela proposição do projeto, apresentado à Câmara de Vereadores em 1901 e 1904.
* Eu acho que a dívida externa brasileira começou bem antes, lá pela história da abertura dos portos às nações amigas, com o D JoãoVI, ou já com D Pedro I. O viaduto deve ter sido a primeira dívida externa da Prefeitura de São Paulo, isso sim, mas sei lá...