:: dica: para acompanhar a ordem original dos posts, leia de baixo para cima, a partir do final desta pagina (em baixo), volte subindo ::
Se você trabalha com projetos que empregam, ou poderiam empregar, algum tipo de aço, por favor participe de nossa pesquisa sobre demandas de projeto para novos tipos de aço ou novos produtos em aço.
Em vez de novos produtos em aço (chapas, barras, tubos etc) serem lançados a partir de demandas formatadas por siderúrgicas e metalúrgicas, estamos querendo saber se arquitetos, designers e projetistas em geral teriam demandas interessantes para novos produtos em aço, a serem produzidos, modificados ou disponibilizados ao mercado pelas siderúrgicas e metalúrgicas.
Abaixo está o link para questionário com 10 perguntas de múltipla escolha, 4 perguntas discursivas e espaços para comentários. Gostaríamos de sugestões, críticas e comentários, por favor, além dos espaços de comentários dos links da pesquisa, utilize qualquer um dos dois sistemas de comentários abaixo.
Para maiores informações utilize o e-mail da editoria do blog. Se possível, deixe comentários extras sobre a pesquisa e o questionário na página que se abre após o envio do questionário e, por favor, divulgue o link da pesquisa para seus conhecidos que possam colaborar sobre o emprego de novos aços em projetos.
http://tiogegeca.sites.uol.com.br/index.html
O site do INDA tem informações básicas sobre aço, normas técnicas para venda, estatísticas sobre o mercado de aço e muita coisa mais. Tem também a revista Aço, que tem feito sucesso com os alunos do curso (muitos já recebem a revista em casa). Visitem:
site do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço:
http://www.inda.org.br/index.php
para receber a revista:
http://www.inda.org.br/revista_receba.php
Estações de Transferência para o Sistema Integrado de transporte da Prefeitura de São Paulo, projeto: Arquitetos Marcelo Barbosa e Jupira Corbucci
É difícil definir estações de transferência, mas pode-se dizer que é bem maior e mais movimentado que um abrigo de ponto de ônibus. E aí está uma outra dificuldade. Mais difícil que definir é encaixar esses mini terminais praticamente no mesmo espaço destinado aos abrigos.
Há uma certa necessidade de padronização, até por questões cognitivas (identificação etc), e essa padronização acaba sendo feita pelo menor tamanho possível. Há uma certa necessidade de flexibilidade, porque como ocorre com os pontos de ônibus, pode ser necessário mudar os mini-terminais de lugar.
Justamente por todas essas razões, entre outras (modulação multiplicável, menor custo de manutenção, otimização das cargas, possibilidade de produção em série e de montagem por partes, diferentes declividades de implantação etc), freqüentemente se emprega o aço como material principal.
Os pórticos, em estrutura metálicas, têm hastes transversais apoiadas sobre pilaretes tubulares, travadas por perfis “I”.
O Instituto Argentino de Siderurgia (IAS) promove a 15º Conferência sobre Laminação e a 2º Conferência sobre Usos do Aço, que acontecerá entre os dias 02 e 05 de novembro de 2004, no Hotel Colonial, em San Nicolas, Argentina, de 3 a 5 de Novembro de 2004 - Hotel Colonial San Nicolás, San Nicolas, Buenos Aires
Argentina
Artigo bom na ArcoWeb sobre cortinas de telas metálicas para fachadas.
http://www.arcoweb.com.br/tecnologia/tecnologia46.asp
Como parte da pesquisa do NEDUA sobre novos aços a partir das demandas de arquitetos, a ArcoWeb lançou um post para discussão da questão. Para quem não gosta de preencher questionários (coisa de que ainda precisamos muito) é uma boa oportunidade de participar. Basta clicar no link abaixo.