:: dica: para acompanhar a ordem original dos posts, leia de baixo para cima, a partir do final desta pagina (em baixo), volte subindo ::
Este elevador rotatório de barcos foi inaugurado em Maio de 2002 na Escócia, ligando o Union Canal ao the Forth and Clyde Canal. O projeto British Waterways Millennium Link foi o maior projeto de restauração de canais do mundo. Quando completo reconectará Glasgow a Edinburgh por barco (ligação oeste-leste da Escócia). O elevador com 35 metros de altura é a parte mais visível, mas o projeto é muito mais abrangente.
Antes do elevador, que faz a conexão dos canais em 15 minutos, esta parte do trajeto era feita através de onze eclusas. O Millennium Link Project inclui a remoção de 32 outras obstruções à navegação, inclusive com a construção de outros elevadores de barco.
A roda consiste de braços em aço maciço que revolvem em torno de uma coroa central, movimentado por motores hidráulicos, com um gasto mínimo de energia. Os braços da roda seguram dois caixilhos com containers semi-circulares para até dois barcos e água. O peso do container que desce faz rodar uma engrenagem externa ao círculo em que ele se insere, o que faz rodar a coroa central, que roda a engrenagem externa do círculo do outro lado dos braços, onde fica o outro container, que sobe devido ao peso do container que desce. O Aqueduto superior foi desenvolvido ao longo de uma série de pilares de concreto armado. A idéia original do projeto data do início do século XIX.
Outra parte interessante da obra é o tunel sob a muralha de Antonino, a Antonine Wall, cuja obra começou no ano 142 aC, durante o reinado do imperador romano Antoninus Pius, que se estende por quase 60km através da Escócia central.
Ficha técnica:
Client: British Waterways
Architect & Masterplanning: RMJM Scotland Ltd
Structural engineer: Butterley Engineering
Civil engineer: Ove Arup & Partners
Landscape designer: Ash Consulting Group
Main Contractor: Morrison Construction Ltd & Bachy Soletanche